A região

A Região

A receita do QMA – Queijo Minas Artesanal está presente em todo o estado, mas varia um pouco em cada região mineira de acordo com o clima, vegetação, cultura e processos locais. É o chamado terroir, que confere ao alimento características únicas do local de produção.

Nós estamos na tricentenária cidade de Prados, no Campo das Vertentes, região importante, berço do ouro e terra de inconfidentes, local de grandes acontecimentos da história do nosso país.

Nesse contexto, desde o Brasil Colônia, há aqui uma forte tradição na produção de queijo. Parte dessa tradição chegou a se perder no tempo, mas foi recuperada, felizmente. A região viu nas últimas décadas uma grande revalorização do queijo, um processo que envolve muitas mãos de gente que acorda cedo e produz queijos de qualidade, cada um com seu jeitinho.

Nesse contexto, temos alguns pontos importantes, como o surgimento da AQMAV- Associação dos Produtores de Queijo Artesanal das Vertentes, que tem trazido padronização e suporte aos produtores. Há também um apoio forte do Instituto Trilha dos Inconfidentes e do poder público regional na valorização dos produtos.

Hoje há, ainda, um circuito chamado Rota do Queijo, do qual fazemos parte, que cria um roteiro pelas queijarias da região. Há eventos como o Festival do Queijo e da Cachaça, de Coronel Xavier Chaves e, mais recentemente, os queijos das vertentes ganharam um selo.

Lançado em 2024, o selo reforça nosso jeito e nossa identidade única, ele atesta a autenticidade, garante a origem e valoriza os produtores da região. É a reafirmação do compromisso de qualidade dos produtores junto aos consumidores.

Fotos: Cortesia Fartura e Leo Carvalho